Reforma do Ensino Médio, justificativas e incomunicabilidades

4 de março de 2017
Fonte: http://super.abril.com.br

Hello, pessoas!

Então, mais uma vez, uma demora imensa entre um post e outro... E mesmo agora necessito de uma força imensa pra vir aqui escrever... Essa aprovação da mudança do Ensino Médio me destruiu completamente, a ponto de precisar parar e pensar na minha vida inteira. Não sei se vocês sabem, mas eu faço Letras/Espanhol. Primeiro, a lei do Espanhol foi cortada do site do Planalto (se quieser, pode ver clicando aqui). Isso foi antes da greve que tivemos em 2016, e por essas e outras a greve virou um imperativo entre nós do curso. Mais do que um posicionamento político, a questão virou algo de cunho moral mesmo... E depois, toda a luta, jogada fora com a aprovação desse elefante branco.

Não sei se todo mundo entendeu a questão, mas essa última greve que tivemos na Universidade não foi por questões salariais, mas uma postura de resistência a todas essas reformas... Mas virou nada...

Daí, além de não ter mais futuro enquanto professora de língua espanhola, também não tenho mais futuro enquanto professora de literatura, daí, eis a necessidade de repensar as coisas. Mas o problema de pensar demais na vida é começar com o mais imediato e terminar pensando em coisas como "tudo no mundo não passa de narrativa e discurso, e como a economia e o dinheiro são invenções complexas e às quais nos escravizamos... se a gente quisesse e entrasse de acordo, podia jogar tudo para o alto e criar outro sistema que não fosse baseado em acúmulo de tesouros, porque isso também é outra narrativa e se a gente decidisse que 100g de brita valeria um milhão de reais, isso também seria possível..." E pensando no Pessoa: o sentido oculto das coisas é elas não terem sentido nenhum., ou seja, se a gente for buscar o real de qualquer coisa, vamos chegar à conclusão de que não existe uma coisa real de fato.

Diante disso, vocês, leitores, devem ter notado que eu não sou uma pessoa com que se pode deixar sozinha com os próprios pensamentos 😆😆😆😆😆 

E toda vez que eu escuto aquela coisa do Mediotec, eu não sei se rio ou choro, porque é muito tensa a questão. Eles falam na propaganda que vão abrir 82 mil vagas pra cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio, como se isso fosse virar uma vaga de emprego, assim, do nada. Eu estudei em escola pública a vida toda, e virava e mexia, vinha um "bom samaritano" dizer que estava oferecendo curso técnico, para ajudar a gente a arrumar emprego e coisa que o valha. Um dia acreditei e resolvi fazer esse curso, além de pagar um valor considerável, éramos 4 turmas com 60 alunos cada uma, e eles disseram na sala que apenas os melhores teriam uma vaga no jornal aqui da cidade. Então eu fui a 2a melhor dessas 4 turmas e até hoje, 4 anos depois, nunca vi a cor dessa vaga. 

Então, dessas 82 mil vagas, quantas virarão emprego hoje? E, além disso, se houver uma crise de emprego no Brasil, pessoas com qualificação em nível técnico poderão concorrer com pessoas com qualificação em nível acadêmico? Perguntas, perguntas...

Agora, definitivamente, rio muito quando dizem que os alunos poderão "escolher" as disciplinas de acordo com seus respectivos projetos de vida. Quem em sã consciência tem um projeto de vida com 15 anos? Eu com 15 anos queria vender minha arte na praia mesmo. Só. A pessoa falava em o que você quer ser e eu só queria ser a pessoa para quem essa pergunta não estivesse direcionada.

*****

Essa educação desastrosa sem qualquer ênfase na expressão artística tem mostrado seus resultados nas redes sociais. Esses dias eu estava navegando pela fanpage da OLX da minha cidade e vendo os anúncios. Gente, sério, estamos à beira da incomunicabilidade. Não conseguimos mais nos expressar, quanto mais nos ordenarmos enquanto seres humanos. 

Vejam se vocês conseguem entender isso:


Metade dos meus amigos acha que a pessoa tá vendendo a casa e metade acha que é o Pitbull por causa da foto.



Esse aqui quer comprar uma moto, mas anuncia como se estivesse vendendo e ilustra a venda da moto com várias fotos do carro.




Eu pesquisei o que poderia ser uma "prata sem lixo" e não achei nada, logo, não faço a menor ideia do que seja. Mas eu acho que perdi uma parte da piada aí.




Esse aqui não é nem a questão da incomunicabilidade, mas achei engraçado o interessado ficar jogando as coisas dele pr'o vendedor como se ele fosse se comover com a história dele haha. 😆


Daí que eu acho que as pessoas ficam se xingando nos debates nem porque elas se odeiam, mas elas ficam enfadadas com elas mesmas de não conseguirem organizar em suas cabeças argumentos que sejam capazes de expressar minimamente o que elas pensam/sentem, já que ELAS NUNCA APRENDERAM A FAZER ISSO. Mas tem um pouco de ódio também, posso negar não.

Tenho uma prof que disse que a incomunicabilidade é um atentado contra a democracia e acho que ela tem toda a razão. Mas isso é um sintoma de outra coisa pior, como já falei, essa coisa de a gente não se conhecer e não conseguir organizar nossas próprias ideias.

Não sei se fez sentido. Acontece.

Acho que vou aproveitar o embalo e fazer um segundo post só´pra atualizar os desafios. Daí vou programar pra semana que vem e vai ficar parecendo que postei com regularidade.

Tchau pra quem chegou até aqui 💋

Um comentário:

  1. Olá, querida!
    Postagem muuuito séria mesmo, essa que acabei de ler...fico cada dia mais preocupada pensando no futuro de vocês, jovens e adolescentes.
    Que país, que mundo é esse, eu pergunto?
    Vou compartilhar!
    Bjs.

    ResponderExcluir

- Design e desenvolvimento: Lariz Santana